Posted by : profjacbagisbueno quarta-feira, 21 de setembro de 2016


O contato com a natureza é uma experiência muito enriquecedora para crianças e adolescentes. Ao trabalhar na horta, alunos e professores tem em mãos um laboratório vivo no qual podem ser trabalhados diversos temas.
         Através da disciplina de matemática, pode-se trabalhar as formas das hortaliças, associar o tempo de plantio, crescimento, frutificação e colheita; na área de português pode-se trabalhar redações de uso e consumo do que está sendo cultivado, grafias das hortaliças, receitas; na área de história a origem dos nomes das frutas e legumes, como são consumidas, como são empregadas na medicina popular; em geografia as frutas e verduras típicas de cada região do país. Ou seja, todas as disciplinas e turmas se beneficiam da horta escolar.



EDUCAÇÃO AMBIENTAL


A Educação Ambiental é um dos tópicos mais importantes a serem absorvidos pelas crianças, explorar sua relação com a natureza e os impactos que suas ações podem causar no sentido ecológico. O projeto da horta escolar visa aproximar os estudantes da realidade, fazendo com que criem hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos.
Entre os benefícios alcançados com esse projeto, se destacam a produção e o consumo de alimentos naturais pelos alunos, atividades ligadas à culinária, troca de conhecimentos, inserção de assuntos como economia domestica, influência de escolhas alimentares e as consequências das escolhas do homem na natureza.



ABORDAGEM PEDAGÓGICA



Além do que já foi abordado anteriormente, os alunos participarão ativamente da horta, trabalhando nas seguintes etapas:

·         Limpeza e preparo do solo;
·         Semeadura;
·         Manutenção;
·         Colheita.

“... a prática da horta na escola caracteriza-se como um processo de mediação que oportuniza viabilizar o ensino com crianças pequenas, uma vez que os aproxima de situações concretas e vividas no cotidiano, favorecendo um trabalho pedagógico que integra prática e teoria. Por meio do processo de mediação e das sensações, a criança é conduzida a interagir com os objetos, estendendo relações para além do próprio corpo, vivenciando e aprendendo novas experiências, o que lhe permite ampliar conhecimentos, vínculos afetivos e cognitivos para apropriar-se do mundo por meio de diversas linguagens, as quais devem ser utilizadas de modo a respeitar cada momento do desenvolvimento infantil.” (Silva, Pasuch e Silva, 2012).

Ao estudar fora da sala de aula,os alunos se envolvem em uma aula muito mais dinâmica, valorizando o trabalho em equipe e a responsabilidade compartilhada.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Horta Fonte do Saber - Blogger Templates - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan andprofª Jac Bagis -