Posted by : profjacbagisbueno segunda-feira, 24 de outubro de 2016


Uma parceria entre uma empresa privada e escolas públicas está incentivando hábitos de alimentação saudável entre estudantes em Bauru (SP). Para aprender a importância da boa alimentação, os alunos deixam de lado cadernos e canetas e colocam a mão na terra. Eles mesmos plantam em hortas os alimentos que serão usados na merenda.
Estudantes aprendem a cultivar pequenas hortas  (Foto: Reprodução / TV TEM)
Estudantes aprendem a cultivar pequenas hortas
(Foto: Reprodução / TV TEM)
E mais, descobrem que uma garrafa pet pode virar uma pequena horta. As crianças aprendem passo a passo a cultivar as próprias verduras e legumes e aprendem conceitos de sustentabilidade e alimentação nutritiva para crianças de escolas públicas municipais e estaduais.
"Para que eles se tornem mais próximos da alimentação saudável, manuseio com a terra, para que tenham em casa uma alimento de qualidade. O interesse começa nisso, conhecendo a plantinha desde a semente, acompanha esses crescimento e os cuidados pra que possa chegar ao ponto da alimentação”, explica Cristina Sampaio, coordenadora do projeto.
"Eles vem na hora do replantio, na hora da colheita, a gente tem uma escala e sempre vem uma classe para cá, ou vem plantar, ou vem regar, ou vem tirar o matinho", completa a vice-diretora de uma das escolas participantes, Roseli Pereira.
O projeto Ação Saudável é realizado em Bauru desde 2010. Além de aprender sobre sustentabilidade e como montar uma horta, eles passam por medição de peso e altura. O projeto promove uma verdadeira mudança de hábito na vida deles.
"Eu achei legal a ideia de passar isso para gente, o mundo tá precisando de mais natureza e meio ambiente", ressalta Verônica Carvalho, de 12 anos. Gabriela Crepaldi, de 13 anos, também destacou a importância da mudança nos hábitos. "A geração tá muito com produtos industrializados, é importante ver esses alimentos.”
Segundo o IBGE e o Ministério da Saúde, uma em cada três crianças de 5 a 9 anos está cima do peso. Por isso é importante mostrar a eles como se alimentar de maneira saudável. Existem 100 hortas espalhadas em escolas no estado de São Paulo, 24 delas só em Bauru. Quase 22 mil alunos da cidade participam do projeto.
Nas hortas tem alface, berinjela, cenoura, salsinha, cebolinha, couve que eles colheram por dia e vai direto para merenda. Em uma das escolas onde o projeto funciona, o cultivo dos alimentos não fica só na horta. O projeto é mais do que ensinar a plantar, colher e comer.
Através da horta na escola os professores conseguem ensinar várias matérias dentro da sala de aula. “Matemática, na questão de medidas, ciências, tudo pode ser trabalhado na sala de aula”, destaca Roseli.  A iniciativa já deu tão certo, que muitas crianças que antes não comiam verduras e legumes, passaram a comer.

Fonte: G1

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Horta Fonte do Saber - Blogger Templates - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan andprofª Jac Bagis -